Apresentação

A graduação Bacharelado em Turismo teve início no Estado do Maranhão somente em 1987 e recebendo o reconhecimento pelo Ministério da Educação e do Desporto no ano de 1994. Com seu compromisso de qualificar profissionais para a área turística, o curso segue a tríade acadêmica – ensino, pesquisa e extensão; e conta com eixos de que auxiliam os discentes nos aprimoramentos dos conhecimentos teórico-práticos: Empresa Junior de Turismo (E.J. LABOTUR), Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (NPDTUR) e o Espaço Integrado do Turismo (ESINT).

Atualmente o Curso possui dependências no Centro de Ciências Sociais (CCSO), com a administração do Departamento de Turismo e Hotelaria (DETUH) e Coordenação de Turismo (COTUR). E futuramente recebera nova moradia nas estruturas do Complexo Fabrica Santa Amélia.


 Departamento

O curso de Turismo entende que a qualificação de seu corpo docente será fundamental para o funcionamento de sua estrutura curricular, principalmente considerando a implementação destas novas disciplinas.

Dessa forma, compreendendo tal necessidade, o Departamento de Turismo e Hotelaria, que comporta o quadro docente do curso de Turismo, vem incentivando a formação acadêmica dos seus professores em programas de pós-graduação, mediante convênio interinstitucional de qualificação em nível de Doutorado.

Isso permitirá não somente a capacidade do corpo docente para ministrar as novas disciplinas na graduação, como também promover a criação de cursos na pós-graduação, em nível de Especialização e, principalmente, em programa de Mestrado, reivindicação antiga de recém graduados que atualmente estão no mercado de trabalho sem a possibilidade de afastamento para programas de pós-graduação em IES fora do Estado do Maranhão.

Outro aspecto digno de relevância é que a qualificação do quadro docente possibilitará a busca de maior apoio das instituições de fomento para fins de financiamento e aquisição de bolsas de iniciação científica, considerando assim, a necessidade de definição de áreas estratégicas de pesquisa como forma de consolidar a excelência do Curso de Turismo.

DEPARTAMENTO

Profa. Dra.: Monica de Nazaré Ferreira Araujo

E-mail: monicadenazare@gmail.com

Fone: (98) 3272-8441


Coordenação

Prof. Dr.: Davi Alysson da Cruz Andrade

E-mail:Coturufma@ufma.br

Fone: (98) 3272-8442


Histórico

O curso de Turismo da UFMA teve sua criação aprovada através da Resolução Nº 14/87 – CONSUN, de 24 de setembro de 1987, e seu reconhecimento deu-se em 29 de dezembro de 1994, através da Portaria Nº 1.847, do Ministério de Estado da Educação. A última reforma curricular que estabelece o currículo ora vigente foi aprovada através da resolução CONSUN Nº326 de 23.12.03.

Os cursos Superiores de Turismo no Brasil passaram a existir oficialmente através do parecer nº 35/71 do Ministério da Educação, aprovado em 28 de janeiro de 1971. Baseada nesse parecer foi aprovada a Resolução s / nº, de 29 de janeiro de 1971, do Conselho Federal de Educação, que fixou o currículo mínimo e a duração do curso Superior de Turismo.

O grau que será auferido pelo diplomado do curso de Turismo da UFMA será o de Bacharel em Turismo.


Localização

ESPAÇO FÍSICO NECESSÁRIO PARA FUNCIONAMENTO DO CURSO DE TURISMO.

O Curso de Turismo desenvolve suas atividades no Centro de Ciências Sociais utilizando, por este motivo, toda a estrutura física do prédio, além de dispor do espaço reservado à Empresa Júnior LABOTUR, NPDUTUR E ESINT.


Núcleos

EMPRESA JÚNIOR

A E.J LABOTUR tem entre os seus principais objetivos:

  1. a) Oferecer aos alunos e professores a oportunidade de reflexão análises e posicionamento crítico sobre a realidade vivenciada;
  2. b) Agenciar serviços turísticos à UFMA e aos seus servidores;
  3. c) Atender solicitações e prestação de serviços a eventos da comunidade em geral;
  4. d) Produzir roteiros turísticos como atividade complementar a disciplinas teóricas do curso valorizando o patrimônio histórico, arquitetônico ecológico e cultural;
  5. e) Ampliar a oferta de serviços turísticos receptivos em São Luís para a sociedade em geral;
  6. f) Desenvolver projetos de turismo educativo junto às escolas públicas e privado;
  7. g) Desenvolver projetos de turismo social junto às classes populares;
  8. h) Firma vários convênios com órgãos governamentais para desenvolver projetos sobre

inventários turísticos dos municípios do Maranhão;

  1. Desenvolver projetos culturais e ecológicos junto às empresas;

 

ESPAÇO INTEGRADO DO TURISMO (ESINT)

O Espaço Integrado de Turismo (ESINT), aprovado pela Resolução n° 639/2009-CONSEPE, é um Projeto de Extensão do Departamento de Turismo e Hotelaria que tem como objetivo dinamizar as práticas extensionistas no contexto turístico; aperfeiçoar as habilidades do corpo discente do Curso de Turismo; promover a interdisciplinaridade entre o Turismo e as demais áreas do conhecimento e fomentar o espírito empreendedor dos alunos, através de desenvolvimento de trabalhos em duas linhas de atuação, Pesquisa e Extensão.

 

NÚCLEO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO EM TURISMO (NPDTUR)

O NPDTUR visa:

  1. Desenvolver mecanismos no sentido de proporcionar condições para ampliação e melhoria do material bibliográfico do Curso de Turismo;
  1. b) Definir e fortalecer linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no âmbito do Curso;
  2. c) Fomentar a elaboração de propostas de pesquisa no contexto turístico e similar;
  3. d) Oportunizar ao alunado situações de envolvimento na pesquisa turística.
  4. e) Garantir a articulação do ensino pesquisa e extensão;
  5. f) Mobilizar a publicação de periódicas e assemelhadas, com vistas a divulgação científica do Curso;
  6. g) Dar suporte para estudos e pesquisas visando à criação de um Curso de Pós-Graduação.