Esint – Espaço Integrado de Turismo

Espaço Integrado do Turismo (ESINT)

 

O Espaço Integrado de Turismo (ESINT), aprovado pela Resolução n° 639/2009-CONSEPE, é um Projeto de Extensão do Departamento de Turismo e Hotelaria que tem como objetivo dinamizar as práticas extensionistas no contexto turístico; aperfeiçoar as habilidades do corpo discente do Curso de Turismo; promover a interdisciplinaridade entre o Turismo e as demais áreas do conhecimento e fomentar o espírito empreendedor dos alunos, através de desenvolvimento de trabalhos em duas linhas de atuação, Pesquisa e Extensão.

Os projetos voltados para a extensão consistem na exposição de aulas para jovens, com o objetivo de despertar o potencial empreendedor da comunidade, sensibilizando-a sobre a importância do turismo para a sustentabilidade socioeconômica da comunidade local, abordando temas como Educação Patrimonial; Meio Ambiente e Turismo; Já a linha de atuação na área de pesquisa propõe pesquisar o mercado turístico maranhense; compreender o perfil dos turistas; identificar os principais pontos atrativos; criar novos mapas e roteiros e estudar o grau de satisfação dos turistas, visando assim melhorar a qualidade da cadeia produtiva turística.

Para implementação das ações relativas do Espaço Integrado de Turismo, foram criadas estratégias (princípio da parceria – Agências, Fundações, Associações, Secretarias, Ministério do Turismo, etc.) que favoreceram o alcance dos recursos humanos, materiais e equipamentos permanentes propostos.

Atualmente no respectivo ano de 2017, o ESINT é campo de estágio para alunos do curso de Turismo e Hotelaria. O mesmo desenvolve diversas atividades relacionadas à pesquisa e extensão na área de Turismo, e possui como coordenadoras: a Profª Drª Kláutenys Dellene Guedes Cutrim e a Profª Drª Conceição Belfort, ambas docentes do curso de graduação em Turismo.

Local

Está localizado na UFMA (Universidade Federal do Maranhão, campus São Luís) em uma sala do prédio CEB-VELHO ao lado da sala do Projeto Entretexto, no último corredor do mesmo.

 

Atendimento ao Público

O atendimento ao público é das 08 h às 12 h da manhã.

 

Participação no Esint

  1. Requisito para participação no Espaço Integrado

Ser aluno(a) regularmente matriculado(a) no curso de Bacharel, ou em Turismo ou em Hotelaria, vinculado a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), campus São Luís e que satisfaça, os seguintes requisitos:

  1. Tenham disponibilidades de no mínimo 4 horas semanais presenciais para o projeto de acordo com o plano de trabalho e consideradas todas as atividades definidas pela coordenadora como favoráveis à melhoria do seu desempenho;
  2. Tenham coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0;
  3. Não apresentem no histórico escolar mais de duas reprovações;
  4. Estejam cursando, pelo menos, o 3º Período letivo.

 

  1. Sobre a inscrição

Existe três formas do aluno ingressar no Projeto, através de um edital lançado no site da UFMA, também do cadastro pelo DAE (Departamento de Assistência Estudantil) no Foco Acadêmico ou Bolsa Permanência, e por fim, comparecendo ao Núcleo demonstrando interesse como voluntário.

O edital do projeto Esint é lançado para quem deseja ser monitor ou voluntário, e o aluno que deseja se inscrever no núcleo deve ficar atento a abertura dos “editais” no site oficial da UFMA, o qual estará informando os dias, as horas e o local de inscrição, enfim, os devidos procedimentos cabíveis ao aluno interessado para sua efetivação da inscrição, para então, poder participar do processo de seleção que resultará na sua efetivação como participante do núcleo ou não.

Algumas pesquisas já concluídas:

    • “As Governanças no Polo Turístico de São Luís: processos administrativos e técnicos (2013-2014).” (Sarany Rodrigues da Costa).
    • “Museu histórico e Artístico do Maranhão, suas histórias e memórias (2013-2014).” (Deusiane Amorim de Sousa).

 

  • “Economia Criativa No Museu Casa Da Festa Em São Luis – Ma: estratégias, inovações e o desenvolvimento do turismo cultural.” (Elinajara Pereira Castro).

 

  • “O olhar do trade turístico sobre a relação do turista e a cidade.” (Jéssica Fernanda Farias dos Santos).
  • Museu comunitário: Histórias da Vila Embratel (Fernanda Carvalho).

 

Alguns projetos de extensão já concluídos:

1. Projeto APL TUR-MOJÓ (Edital PROEXT 2013 – Ministério Da Educação)

O referido projeto foi contemplado com recurso financeiro e tem como objetivo desenvolver o modelo de Arranjos Produtivos Locais na localidade de Mojó, com ênfase na produção artesanal visando qualificação dos agentes turísticos e a formatação de produtos e serviços diferenciados e com elevado nível de competitividade no mercado. O projeto direcionou ações que contemplam a educação ambiental e artística da comunidade, bem como, a criação de um arranjo produtivo local. Este projeto foi concebido dentro do Espaço Integrado do Turismo.

O projeto de extensão e pesquisa APL-TUR- Mojó (Arranjos Produtivos Locais Mojó), cuja as ações foram desenvolvidas pelas supervisoras do projeto, Profª. Dr.ª Conceição Belfort, Profª Drª. Kláutenys Guedes, Profª. Drª. Rozuíla Lima e Profª Esp. Elza Galvão, juntamente com a equipe de bolsistas e voluntários com o objetivo de instrumentalizar jovens entre 18 a 23 anos, moradores do Centro Histórico de São Luís para a prática do empreendedorismo, visando ao desenvolvimento de novos produtos e serviços e buscando a inserção desses jovens no mercado turístico, o Projeto de Extensão Espaço Integrado de Turismo (ESINT), coordenado pela professora do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA, Conceição Belfort, oferece cursos em cinco módulos específicos: Habilidades Empreendedoras; O Meu Negócio Pode Ser Turismo; Gerenciando Pessoas; Alimentos e Bebidas; e Jovem Empreendedor.

 

2. Projeto Aprendendo e Empreendendo com o Turismo (Edital aprovado nº021/2012 FAPEMA).

O projeto teve como objetivo dotar jovens, entre 18 e 23 anos, moradores do Centro Histórico e adjacências de São Luís, de uma visão crítica em relação à atividade turística, no que se referiu às possibilidades de ingresso de mão-de-obra local na referida área, assim como possibilitou que eles reconhecessem a importância socioeconômica e ambiental do turismo. Objetivou ainda a instrumentalização eficiente no sentido que conferiu a qualidade da prestação de serviços, que se deu através da oferta de cursos de capacitação profissional e de orientação para o mercado.

A Metodologia do projeto consistiu em um módulo básico, que ofereceu 04 cursos de 20h para o conhecimento do público sobre atividade turística, um módulo específico, que ofereceu 05 cursos de 30h sobre turismo e empreendedorismo, e um módulo prático, que contou com aulas práticas e visitas técnicas (imagem 3 e 4) que dinamizou a interação da comunidade com a realidade local e melhor complemento do conteúdo ministrado em sala de aula.

 

Prêmios

1.Prêmio SEMIC

No ano de 2013 a aluna Sarany Rodrigues, bolsista do PIBIC e integrante do Esint foi a ganhadora do prêmio do SEMIC (Seminário de Iniciação Científica-UFMA) ocupando o 3° lugar na área de Ciências Sociais, na categoria Comunicação Oral, com o trabalho intitulado: “ A governaça no Polo Turístico de São Luís: Processos Administrativos e Técnicos(Imagem 10 e 11)”. A pesquisa teve como orientadora a Profª.  Drª. Conceição Belfort, e bem como contou com a participação da aluna Fabiana Santos que executou um plano referente a uma das etapas da mesma.  

Atualmente aquela que outrora foi integrante do Esint, Sarany Rodrigues da Costa, hoje, no ano de 2017 é professora MSc em  Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão , ministrando na mesma as disciplinas: Gestão de Agências e Transportes e Gestão de Talentos Humanos.

 

2. Prêmio FAPEMA

Ainda no ano de 2013 a aluna Sarany Rodrigues é contemplada mais uma vez, agora com o Prêmio Jovem Cientista da FAPEMA 2013 com o intitulado: “Globalização e ciência: Intercâmbio de tecnologias para o desenvolvimento do Maranhão” sob a orientação da Profª. Drª Conceição de Maria Belfort de Carvalho (Imagem 12).

 

3.IV Fórum de Extensão da UFMA

No ano de 2013 os monitores do ESINT apresentaram os Projetos Agentes Culturais e Tour Pedagógico e foram premiados em 1º e 3º lugares na Comunicação Oral no IV Fórum de Extensão da UFMA (Imagem 13). O evento também contou com a presença dos monitores do Projeto Mojó.

 

Curiosidades

Neste tópico será descrito algumas curiosidades a respeito do Esint, como mudanças, criações artística a partir de projetos e ações do mesmo entre outros.

  • Mudanças Ocorridas

Atualmente o Espaço Integrado do Turismo é fortalecido com a contemplação de vários editais de financiamento: FAPEMA; CNPq; PIBIC. Antes se tinha o financiamento do Banco da Amazônia e do Ministério da Educação.

 

  • Contribuição do Esint para a Madre Deus: Criação do calendário cultural

O calendário cultural da Madre Deus, bairro este que mais centraliza a cultura popular de São Luís, Ma, é resultado do projeto “Empreendedorismo Cultural: Perspectivas para o desenvolvimento do Turismo Cultural no bairro da Madre Deus em São Luís – MA”.  O projeto foi financiado pelo Ministério da Cultura – MinC, por intermédio da Secretaria de Economia Criativa -SEC-, executado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Edital 80/2013, e coordenado pelo Espaço Integrado do Turismo – ESINT. Seu principal objetivo é fortalecer o empreendedorismo cultural no Bairro da Madre Deus.

O título que foi dado ao calendário cultural é: Madre Deus da Diversidade .  No mesmo está representado as atividades festivas, das quais são: Queimação de Palhinhas, Festejo de São Sebastião, Carnaval de todos os ritmos, Festa do Divino Espírito Santo, Festejos juninos como Bumba-meu-boi, Festejo de Santa Bárbara, Festejo Natalina da Paixão e Festejo São Cosme e São Damião. Dos aspectos culturais materiais descrito no calendário são: Largo do Caroçudo, Capela de São Pedro, Conselho Comunitário, Praça da saudade, CEPRAM e o Cemitério do Gavião.

Portanto, o calendário da Madre Deus tem grande valor cultural, guardando assim a memória do povo ludovicense nos seus aspectos culturais, possibilitando o conhecimento das futuras gerações.

 

  • Confraternização de Natal

Todo ano no Esint é comemorada a véspera natalina através da realização de uma confraternização entre os integrantes do núcleo e os professores, dos quais ainda podem levar um convidado para participar do evento. Na imagem 15 abaixo mostra o layout do convite da confraternização de natal, e há também um vídeo do mesmo com as fotos do evento, disponível no facebook do esint http://facebook.com/ufmaesint.

A última confraternização foi realizada no dia 15 de Dezembro de 2016 na sala C da Uniti com alguns integrantes e ex- integrantes do Esint, juntamente com as Profª  Drª Kláutenys, Profª  Drª Conceição Belfort e a Profª  Drª Rosélis Câmara e convidados.

O evento foi organizado pela Assistente Administrativa Ana Paula Belfort Oliveira e teve a colaboração dos demais integrantes do Esint.