Observatório do Turismo do Maranhão

Em 30 de outubro de 2017 foi aprovada em reunião da Assembleia Departamental de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão a criação do Observatório do Turismo do Maranhão, sob a responsabilidade do Grupo de Pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”, coordenado pelo Professor Doutor Saulo Ribeiro dos Santos, em parceria/apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão, através da Assessora Sênior Thais Mendes Pinheiro, figurando como núcleo de extensão vinculado ao curso de Turismo da referida Universidade.

O Turismo no estado do Maranhão tendo como referência os 10 (dez) Polos Turísticos categorizados em Indutores, Estratégicos e em Desenvolvimento possuem diferentes condições de desenvolvimento do turismo, assim relacionados às suas atratividades, formas de organização e gestão, contextos sociais e econômicos, entre outros. Nesse sentido, se vislumbra a necessidade de serem trabalhadas a suas particularidades atendendo a demandas de cada região turística, favorecendo oportunidades de incremento da oferta turística, estruturação e consolidação de produtos, qualificação de prestadores de serviços num processo contínuo de amadurecimento do turismo maranhense.

Desta forma, o Observatório do Turismo do Maranhão tem auxiliado o estado, municípios e trade a direcionarem estratégias e criação de políticas de turismo adequadas à realidade local, e, também contribuindo para o fortalecimento da política nacional de turismo.

O Observatório do Turismo do Maranhão apoia-se tanto na Política Nacional de Turismo quanto na Política Estadual de Turismo, que incentivam estados e municípios a formalizarem plataformas interinstitucional de dados.

O curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão, juntamente com a experiência do Grupo de Pesquisas em “Turismo, Cidades e Patrimônio” são essenciais para o desenvolvimento do Observatório do Turismo do Maranhão, pois, a academia é corresponsável pela produção intelectual do turismo, o que contribuirá de maneira sine qua non para as estatísticas do turismo no estado.

O objetivo geral do Observatório do Turismo do Maranhão é ser um instrumento de planejamento e gestão disponibilizando informações e dados sistematizados, que possam contribuir com o desenvolvimento turístico do estado, ao mesmo tempo canalizando discussões e meios de pesquisa para o trade, municípios, Instituições de Ensino e comunidade em geral. E os objetivos específicos são:

1. Obter, sistematizar, processar, analisar e difundir informação de qualidade e confiável sobre a atividade turística do estado do Maranhão;
  2. Obter e processar informações quantitativas e qualitativas sobre a oferta e demanda turística do Maranhão;
  3. Desenvolver estudos e pesquisas de caráter quantitativo e qualitativo de interesse para o desenvolvimento turístico do Maranhão;
  4. Consolidar e sistematizar informação de interesse turístico para diversas instituições e organismos públicos e privados do Maranhão;
  5. Aproximar instituições, empresas e pesquisadores que tenham interesse pelas pesquisas propostas pelo Observatório;
  6. Estimular a criação de uma rede de informações no estado do Maranhão;
  7. Estruturar um website que deve ser periodicamente atualizado atendendo o fornecimento de dados a prefeituras, trade, instituições de ensino, organizações civis em comunidade em geral;
  8. Utilizar as informações e dados das pesquisas no planejamento de ações e estratégias da política de turismo do Estado;
  9. Promover a produção e divulgação de dados e informações que contribuam para o turismo na área de abrangência do observatório e que tenham aplicabilidade prática;

Para a realização das pesquisas, o Observatório do Turismo do Maranhão conta com a colaboração de discentes (pesquisadores) dos cursos de Turismo e Hotelaria e parceiros como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (ABIHMA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA – campus Alcântara e Barreirinhas), Jornal Cazumbá, Secretaria Municipal de Turismo de São Luís e Carolina, e, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MA). Além disso, o Observatório do Turismo do Maranhão faz parte da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.

ACESSE os links abaixo e conheça as pesquisas do OBSERVATÓRIO:

RESUMO ATUALIZADO – TODAS AS PESQUISAS – ANO 2017 – 05022018

Atualizacao – Relatórios 2017 – Fi… (Anexos)