Projetos de Pesquisa e Extensão – Prof. Conceição Carvalho

Projetos de Pesquisa


2015 – Atual

SÃO LUÍS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE: a dualidade da interação entre turistas e o espaço da cidade

Descrição: PROJETO DE PESQUISA LIGADO A LINHA L2 Cultura, Educacão e Tecnologia O objeto desta pesquisa direciona-se para o estudo dos constrangimentos turísticos surgidos na interação entre turistas e o meio ambiente no espaço turístico de São Luís. O intercâmbio entre turistas e polo receptor tem sido motivo de muitos estudos pelos profissionais da área, entretanto, esses estudos dão destaque aos impactos do turismo sobre o meio ambiente, mas desconsideram o turista e suas reações frente ao meio que o recebe. É fato que uma cidade, um lugar produz relações de sociabilidades, representações, memórias e um imaginário sobre todo o conjunto de elementos que a/o constituem, mas também é fato que se essa cidade/lugar possui baixo grau de hospitalidade vai produzir experiências negativas no turista. A essas experiências denominamos constrangimentos turísticos, que irão e afetar os motivos de uma viagem. Com o propósito de verificar como o constrangimento afeta a relação que o turista estabelece com o patrimônio (material e imaterial) que a cidade oferece, e com o propósito de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a turistas no polo São Luís, pretendemos elencar os constrangimentos turísticos mais frequentes para, num segundo momento incentivar a criação de campanhas de educação com a participação da comunidade local. Do ponto de vista da abordagem adotada e das técnicas utilizadas, partimos da comparação que o turista brasileiro faz de sua terra natal. Daí é possível comparar a realidade de São Luís com outras dentro do país. A comparação permite, ainda, aproveitar resultados positivos utilizados em outras regiões brasileiras para resolver os problemas turísticos locais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / Ilza do Socorro Galvão Cutrim – Integrante / Antônio Cordeiro Feitosa – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 5

2015 – Atual

A CRIATIVIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO NO MUSEU CASA DA FESTA EM SÃO LUÍS MARANHÃO

Descrição: Essa pesquisa vislumbra a possibilidade da construção de uma nova leitura sobre as alternativas para a relação entre museus e visitantes e assim apontar possibilidades nesse dialogo para a criação de cenários favoráveis à fruição de uma relação mais próxima e proveitosa para ambas às partes, partindo-se do pressuposto que a cultura popular pode ser mostrada de maneira criativa o que fortalecera ainda mais o vínculo entre visitantes e visitados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Integrante / klautenys Guedes – Coordenador / Ilza do Socorro Galvão Cutrim – Integrante / Maria da Graça Reis – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

2014 – 2015

A GOVERNANÇA NO POLO TURISTICO DE SÃO LUÍS : Articulções, entraves, limites e possibilidades para o desenvolvimento do Polo Turístico de São Luís

Descrição: Entraves para elaboração do Plano Estratégico de desenvolvimento do Turismo Regional do Polo São Luís: uma análise.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / VANDERLEY DE JESUS – Integrante.
Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO MARANHÃO – Bolsa.

2014 – 2015

A Percepção dos Turistas em relação à hospitalidade na cidade de São Luís

Descrição: O projeto engloba dois planos de trabalhos o primeiro buscar verificar se a percepção dos turistas sobre hospitalidade está condicionada ao contato humano decorrente do atendimento dos colaboradores que prestam serviços nas pousadas do Centro Histórico. O segundo buscar conhecer os principais indicadores de hospitalidade pública na área do Centro Histórico de São Luís..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / HANNA COELHO – Integrante / MATHEUS CARDOSO – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2014 – Atual

Uma abordagem da espacialidade no contexto interdisciplinar: perspectivas e diálogos entre as artes, a filosofia e a geografia. SEGUNDA ETAPA

Descrição: Objetiva-se o estudo da espacialidade, revigorada na contemporaneidade, no âmbito das ciências humanas e sociais, sob a perspectiva interdisciplinar, à luz do diálogo entre as áreas do saber, como as artes, a filosofia, a geografia e a literatura. A partir dos pressupostos da geografia humanista cultural, de base fenomenológica-existencial, pretende-se a análise da produção artística dos séculos XVIII, XIX e XX no Brasil, Portugal, França e Suíça.O presente projeto de pesquisa contará com a participação de professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, de modo a promover uma investigação em que estejam implicadas tanto as questões de cunho filosófico, como artístico- literário, no tocante ao fenômeno do espaço. Servirão de mote para semelhantes reflexões os conceitos de harmonia, tempo, espaço, lugar, paisagem, território, criatividade e turismo, alicerçados nos trabalhos desenvolvidos por Arnold Schoenberg, Mário de Andrade,Jean-Jacques Rousseau, Dennis Diderot, Friedrich Nietzsche, Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Lívia de Oliveira e Eduardo Marandola Jr., Eduardo Yazigi, John Hartley, Richard Florida, Mário Beni, Ana Carla Fonseca e nos postulados filosóficos de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Marleau-Ponty e Gaston Bachelard. A presente proposta é uma continuidade das ações desenvolvidas pelo PGCult , financiado pela FAPEMA no ano de 2014. Estamos ampliando o raio de ação já desenvolvido, objetivando assim o fortalecimento do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade ? PGCULT..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (6) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / MARCIA MANNIR MIGUEL FEITOSA – Integrante / Antônio Cordeiro Feitosa – Integrante / Luciano da Silva Façanha – Integrante / Ricieri Carlini Zorza – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.

2013 – 2015

EMPREENDEDORISMO CULTURAL: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO CULTURAL NO BAIRRO DA MADRE DEUS EM SÃO LUÍS

Descrição: A pesquisa tem como escopo principal detectar os possíveis entraves para a formação de uma rede de empreendedorismo cultural no bairro da Madre Deus..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / SAMYA MENDONÇA – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Cultura – Auxílio financeiro.

2013 – 2015

MUSEU COMINITARIO: HISTORIAS DE VIDA DA VILA EMBRATEL

Descrição: DESENVOLVER ESTUDO QUE FAVOREÇA O ENTENDIMENTO ACERCA FUNÇÃO DESEMPENHADA PELA COMUNIDADE NO RESGATE DE SUA MEMORIA E IDENTIDADE CULTURAL..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Integrante / klautenys Guedes – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

2013 – 2014

A GOVERNANÇA NO POLO TURISTICO DE SÃO LUÍS : Articulçaões, entraves, limites e possibilidades para o desenvolvimento do Polo Turístico de São Luís

Descrição: PLANO DE TRABALHO: A PERCEPÇÃO DOS STAKEHOLDERS.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1

2011 – 2013

A governança no Polo turístico de São Luis: articulações, limites e possibilidades para o desenvolvimento turístico local

Descrição: PLANO DE TRABALHOS: A IMPLANTAÇÃO DO FÓRUM DE GOVERNANÇA REGIONAL NO POLO DE TURISMO DE SÃO LUÍS E OUTROS DISCURSOS; AS GOVERNANÇAS NO POLO TURÍSTICO DE SÃO LUÍS : PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E TÉCNICOS.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / Sarany Rodrigues da Costa – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.

Projetos de Extensão


2016 – 2016

Minicurso de Difusão Científica e Cultural do PGCult:Análise do Discurso: diálogos com Foucault

Descrição: No contexto da disciplina Seminário I o minicurso trabalhou algumas aproximações entre a Análise de Discurso de vertente francesa (AD) e a concepção de discurso proposta por Michel Foucault, e abordará os principais fundamentos teóricos da AD, alguns conceitos de base foucaultiana e suas aplicações no delineamento de objetos de pesquisa. O curso será voltado para pesquisadores de diferentes áreas, que se interessam por questões ligadas ao discurso e sua relação com a sociedade, a história e as instituições..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (25) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / Ilza do Socorro Galvão Cutrim – Integrante / MONICA DA SILVA CRUZ – Integrante / GREGOLIN, Maria do Rosario de Fatima Valencise – Integrante / Luciano da Silva Façanha – Integrante / joão batista bottentuit junior – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – Auxílio financeiro.

2014 – Atual

FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS

Descrição: Constituir um núcleo de formação de agentes culturais nas comunidades da Madre? DEUS e entorno tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal do Maranhão – Bolsa.

2013 – 2014

I PROJETO DE EXTENSÃO : FORMAÇÃO CONTINUADA EM ALCÂNTARA/MA

Descrição: O REFERIDO PROJETO FAZ PARTE DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ESTADO DO MARANHÃO -PROFEPMA A PARTI CAPAÇÃO DA PROFESSORA FOI MINISTRANDO A DISCIPLINA TURISMO/PATRIMÔNIO CULTURAL E GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / ILZENI SILVA DIAS – Integrante.

2012 – 2013

APL TUR MOJÓ- ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NA COMUNIDADE DE MOJÓ

Descrição: PROJETO ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NA COMUNIDADE DE MOJO NA ILHA DE SÃO LUÍS..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Integrante / klautenys Guedes – Coordenador / ROZUÍLA LIMA – Integrante / ELZA GALVÃO CUTRIM – Integrante.
Financiador(es): Ministério da Educação – Auxílio financeiro.

2012 – 2013

FORMAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS

Descrição: Constituir um núcleo de formação de agentes culturais nas comunidades da Madre? DEUS tornando-os multiplicadores de informações sobre os aspectos históricos, culturais e turísticos de São Luís..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / Ildeneia Borges Abreu – Integrante / ELZA GALVÃO CUTRIM – Integrante / NIZA POLLIANNA SILVA SANTOS – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Bolsa.

 

Outros Projetos


2016 – Atual

II Seminário de projetos de Pesquisa do PGCult UFMA

Descrição: Mesa de discussão de Projetos de Pesquisa dos mestrandos da turma de 2016, na disciplinaSeminário de Pesquisa I, promovido peloPrograma de Pós-graduaçãoemCultura e Sociedade, da UniversidadeFederal do Maranhão, realizado no período de 27 de junho à 11 de julho de 2016..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) Doutorado: (27) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / Karoliny Diniz Carvakh – Integrante / Klautenys Guedes Cutrim – Integrante / MARCIA MANNIR MIGUEL FEITOSA – Integrante / Antônio Cordeiro Feitosa – Integrante / Luciano da Silva Façanha – Integrante / MONICA TERESA COSTA SOUSA – Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho – Integrante / joão batista bottentuit junior – Integrante / REINALDO PORTALDOMINGO – Integrante / ARÃO Nogueira Paranaguá de Santana – Integrante / SANDRA MARIA NASCIMENTO SOUSA – Integrante / ADRIANA DAMACENO – Integrante / CESAR CASTRO – Integrante / Manuel de Jesus Barros – Integrante / Walter Nunes Diaz – Integrante / RAIMUNDO VIANA – Integrante / Sílvio Rogério Rocha de Castro – Integrante / Wandeilson Silva de Miranda – Integrante / Karla Sousa – Integrante / Rarielle Rodrigues – Integrante / Rosinete de Jesus Silva Ferreira – Integrante / Victoria Borges Diaz – Integrante / Maria Olilia Serra – Integrante / Maria do Socorro Araújo – Integrante / Aloma Samira da Cunha Martins Silva – Integrante / Antonio Carlos Araújo RibeiroJúnior – Integrante / Fabíola da Silva Caldas – Integrante / Jamys Alexandre FerreiraSantos – Integrante / Joás de Jesus Ribeiro – Integrante / Joselle Maria Couto e Lima – Integrante / Maria Thereza Gomes de Figueiredo Soares – Integrante / Marília Milhomem Moscoso Maia – Integrante / Muranna Silva Lopes – Integrante / Rodrigo França Silva – Integrante / Ana Marília Lins Pontes Lemos – Integrante / Andreia Fonseca Teixeira Asmynne Bárbara Barbosa – Integrante / Brenda Rodrigues CoelhoLeite – Integrante / Cristiano de Lima Vaz Sardinha – Integrante / Flavia Oliveira da Silva Louzeiro – Integrante / Geyza Antonia De Souza Ribeiro – Integrante / Gilvane CarvalhoFerreira – Integrante / JulianaNogueira dos Santos – Integrante / Luiz Antonio Pinheiro – Integrante / Raphaella Abreu Carvalho Cortez Moreira – Integrante / Renata Caroline PereiraReis Mendes – Integrante / Vanda Maria Mendes Freire – Integrante / Flávia Moura – Integrante / JOSÉ RIBAMAR FERREIRA JÚNIOR – Integrante / Bruna Barbieri Waquim – Integrante.

2015 – Atual

PATRIMÔNIO CULTURAL NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR PERSPECTIVAS E DIÁLOGOS: EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM, DIREITO, LITERATURA E FILOSOFIA. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU-03567/15. EDITAL FAPEMA Nº 25/2015.

Descrição: O presente projeto de pesquisa contará com a participação de professores pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, de modo a promover uma investigação em que estejam implicadas tanto as questões de cunho filosófico, como artístico- literário, no tocante as diferentes formas de constituição do patrimônio cultural como base para uma reflexão sobre as práticas educativas de preservação do patrimônio cultural; orienta no sentido de observar o papel da literatura como um veículo que tem a função de imortalizar os saberes populares, os costumes, os hábitos de um lugar; colabora para o esclarecimento do papel do direito como uma instituição que assegura a proteção do patrimônio cultural; auxilia no sentido de averiguar as bases filosóficas e históricas sobre as quais se estruturaram os debates sobre esse tema no Brasil.. Servirão de mote para semelhantes reflexões os conceitos de harmonia, tempo, espaço, lugar, paisagem cultural, território, criatividade e turismo, alicerçados nos trabalhos desenvolvidos por Arnold Schoenberg, Mário de Andrade,Jean-Jacques Rousseau, Dennis Diderot, Friedrich Nietzsche, Yi-fu Tuan, Eric Dardel, Lívia de Oliveira e Eduardo Marandola Jr., Eduardo Yazigi, John Hartley, Richard Florida, Mário Beni, Ana Carla Fonseca e nos postulados filosóficos de Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Marleau-Ponty, Michel Foucault e Gaston Bachelard. A presente proposta é uma continuidade das ações desenvolvidas pelo PGCult, financiado pela FAPEMA no ano de 2014. Estamos ampliando o raio de ação já desenvolvido, objetivando assim o fortalecimento do Programa Interdisciplinar em Cultura e Sociedade – PGCULT..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (18) / Doutorado: (9) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Integrante / klautenys Guedes – Integrante / MARCIA MANNIR MIGUEL FEITOSA – Integrante / Antônio Cordeiro Feitosa – Integrante / Luciano da Silva Façanha – Coordenador / MONICA TERESA COSTA SOUSA – Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho – Integrante / joão batista bottentuit junior – Integrante / Ferreira Júnior, José Ribamar – Integrante.
Financiador(es): FUNDAÇÃO DE AMPARO A PESQUISA DO MARANHÃO – Auxílio financeiro https://erektile-apotheke.de/.

2015 – Atual

I SIMPOSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE – FAPEMA

Descrição: O I SIMPOSIO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM CULTURA E SOCIEDADE (I SIICS) da Universidade Federal do Maranhão ? FAPEMA, pretende abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente acerca da Interdisciplinaridade e suas implicações relacionadas às ciências humanas e sociais, à tecnologia e a inovação na perspectiva em que insira a Universidade Federal do Maranhão no debate nacional e Internacional. O I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade SIICS realiza sua primeira edição entre os dias 01 e 04 de dezembro de 2015, em São Luís – MA. Em 2013 ocorreu uma primeira edição em caráter nacional, versando sobre a temática: Rumos da pesquisa interdisciplinar. Neste primeiro Simpósio nacional foi evidenciado um importante diálogo entre diferentes áreas do conhecimento no campo da cultura e da sociedade, o que acabou apontando novas possibilidades para o I Simpósio, em caráter Internacional. Nesta edição, o Simpósio objetiva ampliar os espaços do conhecimento por meio de debates e exposições a partir da multidisciplinaridade entre os estudiosos da área de Cultura e Sociedade. O I Simpósio Internacional Interdisciplinar em Cultura e Sociedade é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PPGCult), da Universidade Federal do Maranhão UFMA…
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (6) .

Integrantes: Conceição de Maria Belfort de Carvalho – Coordenador / klautenys Guedes – Integrante / MARCIA MANNIR MIGUEL FEITOSA – Integrante / Luciano da Silva Façanha – Integrante / Zilmara de Jesus Viana de Carvalho – Integrante / Sannya Fernanda Nunes Rodrigues – Integrante / joão batista bottentuit junior – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Auxílio financeiro.