Projetos de Pesquisa e Extensão – Prof. Rosélis Câmara

Linhas de pesquisa

TURISMO E MEIO AMBIENTE

Objetivo: Desenvolvimento de temas e novas perspectivas nas áreas mencionadas..

PATRIMÔNIO, CULTURA E REPRESENTAÇÕES IDENTITÁRIAS

Objetivo: Avaliar a relação entre a cultura, os bens patrimoniais e o processo de constituição das representações identitárias..
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Setores de atividade: Educação.
Palavras-chave: Patrimônio Cultural; Identidades.

Projetos de pesquisa

2014 – Atual

A IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM DE SÃO LUIS/MA

Descrição: O propósito desta pesquisa é realizar uma investigação sobre a implantação de sistemas de gestão ambiental nos meios de hospedagem de São Luís/MA, inseridos na categoria hotel (4 e 5 estrelas) e/ou credenciados na ABIH/MA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis)..

Integrantes: Rosélis de Jesus Barbosa Câmara – Coordenador / Luana Ribeiro Soares – Integrante.

2013 – Atual

UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO MARACANÃ

Descrição: A Área de Proteção Ambiental do Maracanã que pertence ao grupo de unidades de conservação de uso sustentável encontra-se a 18 km do centro de São Luís, com área total de 1.831ha. É uma categoria de Unidade de Conservação (UC), voltada para a produção de riquezas que estejam dentro de um contexto de ocupação humana. É possível encontrar florestas, terras baixas e uma vegetação típica, predominando a juçara, o babaçu e o buriti. Em função da diversidade de seus recursos naturais, a área vem sendo utilizada para práticas turísticas e interpretada como lugar ideal para propagar e desenvolver os pressupostos do turismo sustentável. Na APA do Maracanã existem três trilhas ecológicas que são utilizadas para visitação. Nesse sentido, o propósito desta pesquisa é realizar uma investigação sobre a existência de ações voltadas para a educação ambiental e sensibilização sobre a importância da conduta consciente em áreas naturais protegidas durante a visitação às trilhas ecológicas do Maracanã. Sua relevância consiste na realização desse diagnóstico que apontará realidade quanto à prática da educação ambiental na APA do Maracanã, identificando se há danos ou riscos socioambientais para a área com as práticas turísticas ali existentes e como estas interferem no conjunto de ecossistemas passíveis de uso sustentável por grupos sociais..

Integrantes: Rosélis de Jesus Barbosa Câmara – Coordenador / Denuilce Campos Costa – Integrante.