Projetos de Pesquisa e Extensão – Prof. Rozuila Lima

Linhas de pesquisa

Desenvolvimento Regional e Marketing Territorial

Objetivo: Trabalhar modelos de desenvolvimento regional sustentável utilizando ferramentas de gestão visando a redução das desigualdades e a qualidade de vida a partir do potencial das comunidades e a promoção através das ferramentas de marketing territorial..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Turismo.
Palavras-chave: Turismo; Desenvolvimento Regional; Marketing Territorial.

Turismo e Meio Ambiente

Linguística, semiótica, figuralidade e arquitetura

Objetivo: O projeto tem como investigação a composição arquitetonica da Rua Portugal – parte do conjunto arquitetonico de São Luís – na condição de fenômeno semiótico. A pesquisa tem como objetivo identificar, dentro de uma perspectiva planar – tal como a concebe Greimas – os diferentes níveis de percepção, ou seja, evidenciar e analisar as formas de composição espacial, combinações e permutações de planos e dimensões, ritmos, harmonia, tom, cor, textura, escala de proporção de dimensão e movimento e outras categorias..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Setores de atividade: Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.
Palavras-chave: semiótica; arquitetura.

Projetos de pesquisa

2014 – Atual

? PROJETO: Aplicação das Ferramentas SWOT e EDIL para Avaliar o Estado de Conservação do local e a Satisfação das Necessidades dos Usuários da Avenida Litorânea.

Descrição: Essa pesquisa tem como objetivo realizar um diagnósticos identificando o ambiente interno (as deficiências e pontos fortes) e o ambiente externo (ameaças e oportunidades) das Praias: Calhau, Caolho e São Marcos que compõem a Avenida Litorânea, com a aplicação das ferramentas SWOT e da EDIL (Educação, infraestrutura e liderancá) , uma ferramenta de gestão que avalia o estado de conservação de equipamentos e atrativos turísticos.

2013 – 2014

Pólo Parque dos Lençóis: uma investigação sobre o grau de atratividade

Descrição: Realizar um diagnóstico do cenário turístico do município e Barreirinhas, do Pólo Parque dos Lençóis, para identificar o grau de atratividade do município e seus povoados, por meio de suas vocações, visando ações estratégicas para sua competitividade..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Projetos de extensão

Projeto de Extensão Espacço Integrado do Turismo

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rozuila Neves Lima – Integrante / Fabiana Mendes Lobato – Integrante / CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes – Coordenador / CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de – Integrante / Elza Galvão Bergê Cutrim – Integrante.

2013 – 2013

PROJETO APL TUR – MOJÓ

Descrição: Desenvolver o modelo de Arranjos Produtivos Locais na localidade de Mojó, com ênfase na produção artesanal, visando a qualificação dos agentes turísticos e a formatação de produtos e serviços diferenciados e com elevado nível de competitividade no mercado.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Rozuila Neves Lima – Integrante / CUTRIM, Kláutenys Dellene Guedes – Coordenador / CARVALHO, Conceição de Maria Belfort de – Integrante / Elza Galvão Bergê Cutrim – Integrante.

Outros Projetos

2014 – Atual

Situação: Em andamento; Natureza: Outra.

Integrantes: Rozuila Neves Lima – Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico – MA – Bolsa.

2013 – 2014

PÓLO PARQUE DOS LENÇÓIS: uma investigação sobre o grau de atratividade do município de Barrerinhas e seus povoados

Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar os povoados com oportunidades potenciais para a atividade turística; catalogar seus atrativos por meio de fotografias; avaliar o nível de organização dos e municípios e povoados em relação à governança; e selecionar os principais indicadores de atratividade para o turista..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.