Projetos de Pesquisa e Extensão – Prof. Saulo Ribeiro dos Santos

Linhas de pesquisa


Turismo sustentável em Cururupu

Objetivo: Identificar como o Plano Maior poderá implantar um turismo sustentável em Cururupu, mediante as ações do macroprograma de desenvolvimento do Plano Maior..
Palavras-chave: Desenvolvimento Sustentável; Floresta dos Guarás; Marketing; Unidade de Conservação.

Comunicação Integrada de Marketing Turístico

Objetivo: Analisar as ações da comunicação integrada de marketing turístico no pólo turístico de São Luís..
Palavras-chave: Estratégias de marketing; Ferramentas de marketing; Turismo.

Turismo, Cidades e Meio Ambiente

Projetos de pesquisa


2016 – 2017

Percepção dos turistas quanto à infraestrutura e manifestações culturais no evento Réveillon de Todos 2017

Descrição: O presente projeto de pesquisa compreende a aplicação de questionários com turistas para compreender a percepção dos mesmos, num primeiro momento, sobre a infraestrutura e as manifestações culturais a serem realizadas no evento ?Réveillon para Todos?, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Maranhão (SECTURMA), no qual se utilizará o modelo desenvolvido por instituições como Universidade Federal do Paraná, Instituto Valenciano de Turismo e Ministério do Turismo. A aplicação dos questionários com turistas na cidade de São Luís, nos locais a serem realizados o evento, como Centro Histórico e Praia, permitirá identificar como os turistas veem as políticas culturais, urbana e turísticas destinadas a um dos principais eventos culturais realizados no Brasil, que é a festa de Reveillon. A posteriori serão tabulados os dados, que possibilitarão a análise e compreensão sobre como os turistas identificaram as estratégias realizadas para evento de final de ano na cidade de São Luís nos locais definidos na pesquisa. O que possibilitará o aporte para formulação de políticas públicas e planejamento para eventos futuros. Este panorama motiva a realização desta pesquisa, principalmente por realizar um diagnóstico perceptual dos turistas quanto a um evento realizado num destino turístico, que é a capital do estado do Maranhão, que atrai turistas de diversas localidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .

Integrantes: Saulo Ribeiro dos Santos – Coordenador / Larissa Rachel Ribeiro de Abreu – Integrante / Valério Rodrigues de Souza Neto – Integrante / Luciano Rodrigo Silva Pereira – Integrante / Regiane dos Santos Cantanhede – Integrante / Lígia Michelle Mendonça Carvalho – Integrante / Josue Barbosa dos Santos – Integrante / Felipe Pereira Costa – Integrante / Igor Carneiro de Almeida – Integrante / Vandilson Pinheiro Rodrigues – Integrante.

2016 – Atual

AVALIAÇÃO PARA O PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONTROLE DE DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE DESTINOS-PILOTO BRASILEIRO E ESPANHOL

Descrição: Compreende a aplicação de indicadores para avaliação de Destinos Turísticos Inteligentes, tendo por objetivo o planejamento, gestão e controle dos mesmos. Para tal, num primeiro momento, se utilizará o modelo desenvolvido pelo INVAT-TUR da Comunidade Valenciana em conjunto com o IUIT ? Instituto Universitário de Investigaciones Turísticas da Universidade de Alicante/Espanha. A aplicação dos indicadores nos destinos-piloto brasileiros permitirá identificar a aplicabilidade dos referidos indicadores e a necessidade ou não de complementação dos mesmos. A posterior comparação dos resultados dos destinos piloto brasileiros com os resultados dos destinos-piloto espanhóis possibilitará a conformação de um modelo mais amplo e adequado a distintas realidades. Este panorama motiva a realização deste projeto de pesquisa que tem como objetivo, através da utilização de exemplos, definições e indicadores, explorar os conceitos de smart cities e smart destinations a fim de identificar, realçar, indicar inovações tecnológicas e principalmente realizar diagnóstico através dos indicadores supracitados na cidade de São Luís/Maranhão como exemplo de destino de patrimônio histórico-cultural..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Saulo Ribeiro dos Santos – Integrante / Valério Rodrigues de Souza Neto – Integrante / Luciano Rodrigo Silva Pereira – Integrante / Saulo Rondinelle Xavier da Silva – Integrante / José Manoel Gonçalves Gândara – Coordenador / Alexandre Augusto Biz – Integrante / Carlos Eduardo Silveira – Integrante / José Elmar Feger – Integrante / Marcelle Miskalo – Integrante / Tiago Savi Mondo – Integrante.

2016 – Atual

PAISAGEM PRESERVADA: INTERVENÇÕES TURÍSTICAS EM ÁREA HISTÓRICA DE SÃO LUÍS – MARANHÃO

Descrição: Compreende a observação e a avaliação sobre intervenções da atividade turística em áreas históricas em relação à paisagem urbana da Casa das Tulhas e Feira da Praia Grande, em São Luís, Maranhão. Nesse contexto, integra um conjunto de estudos realizados em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU ? Mestrado e Doutorado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), especificamente no Grupo de Pesquisa sobre Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais, quanto na esfera do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo (NPDTUR) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A realização desta pesquisa é oriunda de indagações sobre a dinâmica turística em áreas históricas, especialmente como fator fomentador da paisagem urbana (SANTOS, 2015). Ações de revitalização são fundamentais em áreas históricas, como no caso das áreas de estudo (VIEIRA, 2008), o que pode promover diversas alterações paisagísticas (YÁZIGI, 2002), as quais são influenciadas pelo turismo, que usufrui dos espaços ali existentes (MENESES, 2002)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Saulo Ribeiro dos Santos – Coordenador.

2013 – Atual

Paisagem Solidária: marcos referenciais para a gestão urbana democrática

Descrição: Com base em fundamentos teórico-conceituais e metodológicos para estruturação dos estudos, o objetivo geral da presente pesquisa consiste em avaliar os marcos referenciais sobre a paisagem, com vistas ao estabelecimento de subsídios para bases científicas e técnicas da gestão urbana. Para o seu alcance, constituem objetivos específicos do estudo: estabelecer referencial teórico-conceitual sobre o tema, a partir de revisão de literatura específica e estudos anteriores; estabelecer referencial metodológico sobre o tema, a partir da análise de estudos de caso e modelos de referência; avaliar, de forma integrada, os marcos referenciais anteriores; propor subsídios ao processo solidário de gestão participativa de cidades, nos âmbitos científico e técnico..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (3) .

Integrantes: Saulo Ribeiro dos Santos – Integrante / Leticia Peret Hardt – Coordenador / Carlos Hardt – Integrante / Regina Maria Martins – Integrante / Tassiana Hille Pace – Integrante / Marlos Hardt – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Outra.

Projetos de extensão

2017 – Atual

Comunidade Ativa

Descrição: A Universidade Federal do Maranhão tem em um de seus objetivos contribuir para o desenvolvimento do Estado do Maranhão, formando profissionais qualificados e que tenham uma percepção do seu papel social com a comunidade. E o Curso de Turismo, tem o intuito de formar bacharéis aptos a promover o desenvolvimento turístico em nível local. E com a atividade turística, sendo hoje ?palco? de observação dos países, por causar diversos impactos positivos quando bem trabalhado, está também integrando-se aos conceitos ambientais e sociais. Diante dessa necessidade e tendo em vista o considerável desenvolvimento do turismo que a cidade de São Luís vem experimentando ao longo dos últimos anos, o grupo de estudos em análise sistêmica do turismo, da Universidade Federal do Maranhão, busca, através da implantação de um projeto de sensibilização, instrumentalizar grupos de crianças da comunidade do Sá Viana para o turismo. Vale ressaltar que os projetos, ações e programas devem ser voltados não apenas para aquelas comunidades localizadas nos pontos onde mais se verifica a atuação do turismo, mas para todas as pessoas que direta ou indiretamente influem na atividade, possibilitando, assim, a emergência de um vínculo mais estreito entre a população residente e a demanda turística local..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Saulo Ribeiro dos Santos – Coordenador / Gisele Polanski França da Silva – Integrante / Luciano Rodrigo Silva Pereira – Integrante / Vandilson Pinheiro Rodrigues – Integrante.